terça-feira, 4 de novembro de 2008

Latinoware 2008 - um sucesso!


Foi a maior Conferência Latinoamericana de Software Livre de todos os tempos! Mais de 3.650 inscritos, 265 eventos na grade e mais de 240 palestrantes. Para mim foi um momento especial de reencontro com amigos e descoberta de novos...

Com o Rubens Queiroz e sua amada Susana foram momentos felizes de amizade e discussão dos rumos do Software Livre no País. Acertamos ainda a disponibilização das imagens do Prolinux 2.0 e do Vix Linux nos servidores da Unicamp. Livre como sempre! Mas há ainda a possibilidade de alocar um repositório espelho das distros. Aguardem!

O Bruno Souza da SUN (ex-Javali) me apresentou o Wonderland: plataforma virtual de interatividade 3D da SUN. Já baixado, estaremos iniciando testes de desenvolvimento de ambientes educacionais com interatividade 3D usando o Wonderland nos próximos meses.

Duro o trabalho de Clayton Lobato: desenvolvimento do Projeto Alice - um SO com suporte para pessoas com deficiência visual. Acertamos a possibilidade da Flux Softwares envidar esforços para criação do pacote Debian. O amigo Daniel Sottomayor, professor peruano me apresentou o projeto de tradução do Linux para o Quéchua, língua nativa de povos dos Andes.

O Projeto de Software Livre da Secretaria de Educação de Vitória despertou enorme interesse. Os Softwares Educacionais presentes no ProLinux também.


Palestra - Simulações Interativas: Ciência e Arte na Escola

O impacto dos projetos Phet, Phun e Modellus é impressionante. "Ulisses, estou maravilhado com estes softwares educacionais..." foi a reação da Susana, esposa do Rubens Queiroz durante a palestra!

Onze salas com eventos paralelos, sempre lotados.

Desta vez consegui um tempo para visitar as Cataratas. Ensopado com os respingos d'água! Deslumbrante!

Nenhum comentário: