terça-feira, 18 de agosto de 2009

Como nascem os mitos da Ciência Moderna...


Descobriram Glicina na poeira do cometa Wild-2. A descoberta é anunciada como "suportando" a teoria de que substâncias orgânicas vieram em parte de fora do Planeta.

"Glycine is an amino acid used by living organisms to make proteins, and this is the first time an amino acid has been found in a comet," said Dr. Jamie Elsila of NASA's Goddard Space Flight Center in Greenbelt, Md. "Our discovery supports the theory that some of life's ingredients formed in space and were delivered to Earth long ago by meteorite and comet impacts."

Na versão em português do Yahoo consta o subtítulo: "Teoria Comprovada". (SIC)

Na verdade, a descoberta não é nova. A coleta da poeira foi realizada em Janeiro de 2004 e as amostras foram trazidas para terra em 2006. São os mesmos resultados antigos de 2004, para os quais se levantou a dúvida se a origem da Glicina não seria os solventes plásticos da fabricação da sonda. A única novidade é: parece que não...

Entretanto, Glicina não é, nem de longe, algo fundamental para o nascimento da vida na terra. Glicina foi um dos primeiros aminoácidos observados na Experiência de Urey-Miller em 1953. Se esta experiência já não era conclusiva, a presente descoberta é simplesmente irrelevante!

Mas... Mitos não nascem somente em cavernas... A ciência atual está cheio deles.

Nenhum comentário: