segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vergonha da Política Externa brasileira...

Aplicativo Educaional que explica o funcionamento de uma
Bomba Atômica. Lula e o Sr. Celso Amorim
precisam saber que não existe fim pacífico
na energia nuclear!

Buscamos uma América do Sul politicamente estável, socialmente justa e economicamente próspera, não só por solidariedade, mas também por interesse, porque o bem estar e progresso de nossos vizinhos influencia, fomenta nosso próprio bem estar e progresso” Min. Celso Amorim, 2003

Esta declaração de pragmatismo do Sr. Ministro Celso Amorim, em entrevista à Revista Comércio Exterior em junho de 2003, pode até parecer aceitável. Afinal, se puder aliar solidariedade e bem estar, porque não?!

O problema é que ela procura esconder o raciocínio ideológico fascista que tem causado enormes prejuízos à política externa Brasileira. Eu não me sinto representado pelas opções do Governo Lula em sua política externa.

Por quê o Brasil apoia o programa nuclear de uma ditadura islâmica no Iran, mas cria um discurso de defesa da democracia no caso de Honduras?

Será que os aliados do presidente Lula na Bolívia e na Venezuela se enquadram no políticamente estável? A perseguição aos meios de comunicação e à imprensa são parte deste socialmente justa? O confisco das propriedades da Petrobrás na Bolívia também?

Bom, mas o que mais me apavora na política externa do sr. Celso Amorim é a ingenuidade e a ignorância do Itamaraty, que orientou o discurso de Lula semana passada apoiando o "programa nuclear para fins pacíficos" no Irã.

Não existe programa nuclear pacífico! A imagem acima é de um aplicativo educacional que explica como funciona uma Bomba Atômica. É um aplicativo educacional para o ensino médio!!! Não há nenhum segredo: basta possuir a quantidade certa de Urânio 235 enriquecido na proporção mínima para se construir uma bomba!

Apoiar o programa nuclear iraniano sem supervisão internacional é colocar uma bomba atômica nas mãos de uma ditadura islâmica. Com o grau de fanatismo que eles demonstram é um perigo para o Planeta. É inadimissível, ingênuo e ridículo. Mas neste caso, a mente confusa do Sr. Celso Amorim e a ignorância do Sr. Lula da Silva nos deixam em perigo.

É como apoiar o desenvolvimento de metralhadoras Kalichninikov AK-47 pelos traficantes dos morros do Rio de Janeiro para fins pacíficos... Tenha dó!!!


PS.: O aplicativo do projeto PhET, da Universidade do Colorado, pode ser acessado aqui. Mas é necessário possuir Java 6 instalado.

2 comentários:

Iraziet Charret disse...

Quais são os países que possuem programas nucleares? E quais são os usos desses recursos energéticos? Quem policia quem? Não concordo com a política do Irã, mas também não concordo com o impedimento do desenvolvimento de tecnologia, mesmo por países ditos "fundamentalistas"! Países europeus possuem na sua matriz energética essa fonte e não sobreviveriam sem ela. Seria esse um fim pacífico?

A polêmica é boa, mas sempre temos dois lados nas questões políticas, principalmente nas mundiais.

abraços

Patty Pimenta disse...

A sua preocupação e sua opinião tem seu lugar...
É... eu já vivi de perto a questão da Venezuela... Nunca vou me esquecer q, logo q voltei, a única pessoa q descreveu corretamente, sem achismos ou predileções, sobre o q havia realmente acontecido lá e q "prognosticou" o futuro, que ora se instala, foi a Míriam Leitão... Sério!! Depois disso fiquei mais fã ainda... O que todos "achavam" por aqui, não era o q realmente havia acontecido... e depois de uns dias, ela, Miriam, colocou muito bem o q havia ocorrido. Por isso é importante ver os 2 lados, mas quando se trata de Política externa... realmente estamos "lascados" atualmente, concordo totalmente...

Os 2 lados? Existem, mas fiquemos com o da paz...e mais...com o que promove a paz!