sábado, 7 de novembro de 2009

Uso de Software Livre no ensino de Matemática


Terei enorme prazer de ministrar a palestra de encerramento do V Encontro Mineiro de Educação Matemática, que se realizará em Lavras, na UFLA de 13-15 de novembro.

O encontro será uma oportunidade de reflexão sobre as práticas educativas. Renovar a escola é preciso, todos concordam. Mas como? Estarei pontuando, em minha palestra, o papel das novas tecnologias e do Software Livre neste contexto.

Um pouco de reflexão...

No livro O Mundo é Plano, Thomas Friedman destaca o Software Livre como "uma das dez forças que achataram o mundo", forças que promovem o nivelamento entre os países e socializam a tecnologia.

Software Livre é um um fenômeno cultural, que Christopher Kelty em seu livro Two Bits - The Cultural Significance of Free Software (Dois bits - A relevância Cultural do Software Livre) destaca como uma ampla socialização recursiva do conhecimento na sociedade atual.

A Educação está sendo afetada enormemente pela força produtiva da inteligência distribuída que caracteriza a produção do Software Livre. Basta um exemplo no Brasil: o banco de Objetos Educacionais do Portal do Professor no MECc já possui quase 8000 objetos e mais de 800 mil acessos! Nenhuma empresa de Softwares Educacionais no País tem algo nem próximo a estes números e nenhuma tem condição de criar o impacto que esta ação já está gerando. Se não fosse o Software Livre este banco de softwares educacionais não existiria!

Estou ansioso pelo nosso encontro!

2 comentários:

Patty Pimenta disse...

Tenho certeza q a palestra trará muitas idéias e será muito interessante! Deus te abençoe e te dê a sabedoria necessária para, mais uma vez, trazer assuntos tão pertinentes, de forma simples, inteligível e inteligente para nós, "simples mortais"!

iPad 1 e iPad 2 disse...

Ulisses, gostaria de falar com vc.
Nao me identifico no Orkut por nao ser uma pessoa muito agradavel para mim.

Conheca meu projeto no www.largevia.com/alpha/ me identificarei apos vc aparecer por la.
Abs