quarta-feira, 31 de março de 2010

Para onde foi a antimatéria?


O Large Hadron Colider funcionou! As primeiras colisões ocorreram neste dia 30 de março. O entusiasmo dos físicos em todo o mundo é enorme. "Algumas colisões foram espetaculares. A terceira foi inacreditável!" - relatou um físico americano à revista Der Spiegel da Alemanha.

Desde que Paul Dirac previu a existência da antimatéria em 1928, ao desenvolver sua Mecânica Quântica Relativística, uma série de questões estão em aberto em relação à antimatéria. A principal delas: Onde ela se escondeu?

Em 1932 as previsões de Dirac foram observadas experimentalmente. Na época, verificou-se em Câmaras de Bolhas que raios cósmicos de alta energia produziam uma partícula de mesma massa do elétron, mas com carga elétrica de sinal oposto. Um elétron positivo, o pósitron. A criação de matéria e antimatéria a partir de fótons de alta energia parecia uma revisão do Gênesis bíblico: "E disse Deus, haja Luz..." depois veio a matéria!

O termo antimatéria vem do fato de que ao colidir com um elétron, o pósitron e o elétron são aniquilados e transformados em energia numa explosão de luz. Toda a massa é convertida em energia segundo a famosa expressão de Einstein: E=mc2! Em 1995 o CERN chegou a criar átomos de antimatéria.

Acontece que todos os processos em que a antimatéria é criada, quantidades iguais de matéria e antimatéria são produzidos. Assim, uma questão ainda em aberto é: Para onde foi a antimatéria produzida ao ser criada toda a massa de nosso Universo?

Inicialmente, pensou-se que matéria e antimatéria se separaram e se isolaram em Galáxias separadas. Mas neste caso, fronteiras de regiões de matéria e antimatéria deveriam existir, onde uma enorme quantidade de energia deveria ser identificada, o que nunca foi observado.

Esta é apenas uma das questões que deverão ser estudadas pelo LHC em Genebra. Espera-se encontrar uma explicação para a quebra de simetria que fez com que a matéria se tornasse dominante em nosso universo.

Onde se escondeu Wally?

Nenhum comentário: