segunda-feira, 17 de maio de 2010

Muralha da China 2.0


O governo chinês implementou em 2006 um sistema de censura na internet. Nesse ano a briga atingiu a empresa Google, que em março retirou seus servidores da China e colocou-os em Hong Kong. Como funciona esta nova versão da Muralha da China?

A internet na China está conectada ao mundo através de seis backbones autorizados pelo partido comunista: China Telecom, China Unicom, CSTNet, China Mobile Internet, CERNet, e CIETNet. Utilizando 12000 roteadores Cisco, acredita-se que 500 palavras chaves e um número indefinido de sites são bloqueados nos backbones.

Quando o usuário tenta acessar um site ou conteúdo “proibido”, o site fica carregando eternamente. Algumas vezes, em casos mais agressivos, aparecem dois policiais virtuais: Jingjing e Chacha (figura acima) alertando o usuário para a tentativa de acesso a conteúdo censurado.

Entretanto, na internet a recuperação de informação é fundamental. Assim, o principal objetivo dos censores é atingir as máquinas de busca, como o Google, Yahoo, Bing. O governo totalitário da China exigiu das empresas a “auto-censura”. Há duas formas de bloquear as buscas: direto no momento em que o usuário faz a busca, por exemplo, por “Massacre da Praça da Paz Celestial”, ou “Dalai Lama”, em inglês ou chinês. Os firewall dos roteadores Cisco substituem a busca por uma busca sem conteúdo, em branco. Outra forma é deixar a realização da busca e barrar os sites encontrados.

A Yahoo aceitou colaborar com o governo chinês e continua atuando por trás da Muralha, sob censura. Grupos de direitos humanos fazem pressão para que Cisco e outras empresas sejam impedidas de vender equipamentos que possam ser usados pela censura chinesa. O crescimento do uso de internet no país mais populoso do mundo em pouco tempo inviabilizará o firewall chinês, se não houver mais investimentos na infraestrutura. O acesso a qualquer informação fora da China ficaria extremamente lenta e apareceriam “buracos” na muralha.

A China tenta se isolar do mundo com a atrocidade de sempre. Até quando vai conseguir?

Por aqui a proposta do Dep. Azeredo quer implementar uma censura na internet no Brasil, gerando protestos constantes da comunidade de Software Livre.

Detalhamento dos dados da internet na China você encontra aqui.


Para entender a proposta de Azeredo comece aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia, Prof. Ulisses. A Fundação Konrad adenauer está tentando entrar em contato com seus ex-bolsistas para a realização de um encontro. Poderia entrar em contato conosco? Nossos dados: adenauer-rio1@kas.de ou através do tel. (21) 2220-5441. Desde já, agradecemos.