quinta-feira, 29 de julho de 2010

Análise de avaliação de aprendizagem

Teoria de Resposta ao Item é uma proposta de análise de testes e questionários que permite medir traços latentes, como habilidades e conhecimento. Utilizada originalmente em Psicologia e Ciências Sociais, tem sido aplicada mais intensamente nos últimos 15 anos, na avaliação de aprendizagem, no estabelecimento de padrões de avaliação. É utilizada na análise do ENEM desde seus primórdios em 1995, mas desde o ano passado a inseriu numa proposta de "peso" para inserir o grau de dificuldade de cada questão e a comparação entre testes de diferentes anos. Veja aqui.

Estou testando o Software Livre IRT Command Language (icl) na análise de dados de um teste padrão de física para conhecimento da área de Circuitos Elétricos.

O projeto é entitulado Social Science Measurement e se encontra no Source Forge aqui, de onde você pode fazer download do software e seu tutorial.O software é em linha de comando, para programadores. Mas é muito bem documentado, permite a utilização de linguagem script TCL para automatização de rotinas. Super tranquilo!

Os números estão saindo. Só precisamos verificar se fazem algum sentido! RS...

Futuramente devo colocar o resultado da avaliação do software aqui no Blog.

Nenhum comentário: