quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como melhorar o ensino público?

Sabe aquela experiência de estudar em grupo, os melhores alunos ajudando os piores, e que era tão comum antigamente?

Em recente pesquisa da Harvard University, a institucionalização de grupos de alunos, com sistema de liderança, objetivando a melhoria do rendimento escolar, está alavancando o rendimento escolar em escolas públicas nos Estados Unidos.

A principal razão é que o planejamento de estudos e o estabelecimento de metas por grupo, a construção de uma liderança responsável, tem tirado os alunos da zona de conforto: todos têm de participar e colaborar. Resultado: melhoria em todos os índices de avaliação. A melhor notícia vem de Massachussets: a iniciativa também foi capaz de diminuir a diferença de rendimento escolar de origem racial/étnica.

As 15 melhores experiências estão relatadas num Conference Report:

"How High Schools Become Exemplary: Ways That Leadership Raises Achievement and Narrows Gaps by Improving Instruction in 15 Public High Schools"

O download do relatório em Inglês pode ser feito aqui.

Nenhum comentário: