quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Por que não voto na Dilma?

 
1.  Não creio que corrupção possa ser banalizada. De Maluf a Antônio Carlos Magalhães, durante toda minha vida adulta acreditei que a denuncia da corrupção era parte importante da busca por um País mais justo. Sempre acreditei nas denúncias do PT contra a corrupção em anos anteriores como parte integrante de minha militância partidária pelo PT.

Há cinco anos, com o escândalo de corrupção escancarada de José Dirceu, Beluzzo e Pallocci, refleti que a corrupção no PT não era a mesma da de Maluf. Cheguei a criar o argumento de que "eles roubam para construir o que eles acreditam ser a utopia social - como numa guerrilha se mata para vencer." Ledo engano. Com a corrupção generalizada que se vê no Partido dos Trabalhadores, dos prefeitos ao filho do presidente da República, o que se vê é a busca de enriquecimento ilícito. Corrupção da sua forma mais escrachada.

Não voto em Dilma por que o PT criou uma máquina de corrupção sem precedentes na história deste País.

2. Creio na democracia. Não há ilusão com perfeição histórico-social. Há a constatação de que é a única estrutura política que viabiliza o contraditório, a disputa, que depura distorções. Neste sentido sempre acreditei na estrutura de decisão do Partido dos Trabalhadores em seus primórdios, onde cada decisão dependia da aprovação na Assembléia do Partido, do convencimento dos pares da relevância dos argumentos apresentados. Agora, a DILMA é uma escolha monocrática do sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Onde foram parar as prévias? Não houve debate, houve imposição, houve conchavo, loteamento de candidaturas.

Não voto na Dilma por que ela não é uma candidata do PT, é uma candidata da elite palaciana do partido.

3. Discordo da Dilma em questões fundamentais. Em especial, discordo de sua posição em relação ao Aborto, em relação à necessidade de uma política para homossexuais. Creio que é uma traição do PT fechar questão em pontos que tanto católicos quanto evangélicos, que ajudaram a criar o partido, são tão sensíveis. Discordo de sua posição a favor do desenvolvimento a qualquer preço, sem nenhuma atenção à questão ambiental. Ela mostrou isto nos bastidores da Conferência sobre o Clima em Copenhague.

Talvez o único ponto em que concordamos seja em referência à política de Software Livre. Mas é apenas um ponto, se ela fosse candidata a Deputada vá lá. Mas a candidatura é à Presidência da República.

Não voto na Dima por que não compartilho de suas ideias.

4. Não voto na Dilma pela sua característica autoritária e centralizadora. Nunca trabalhei direto com ela, mas a sua exposição à mídia, sua expressão agressiva e as notícias de bastidores da Casa Civil foram construindo em mim certa aversão ao seu comportamento autoritário.

5. Não voto na Dilma por que acredito que os cambalachos eleitorais para incorporar o apoio de José Sarney, Renan Calheiros, Fernando Collor e a pior parte do PMDB só pode significar a manutenção de uma estrutura fisiológica que mantém o governo na mãos da corrupção sistêmica.

Não voto na Dilma por causa de seus aliados.

6. Não voto em Dilma por causa da política externa de defesa à opressão no Irã, na Venezuela, na Bolívia. Sobretudo como físico, creio que apoiar o Irã e seu programa nuclear é uma insensatez e uma irresponsabilidade. E o Ministro do Exterior já reivindica a permanência.

Em todos estes pontos, a MARINA é a antítese da DILMA. Voto Marina!

3 comentários:

Jefferson Neves disse...

É isso ai...
Se todos pensa - se assim

Unknown disse...

cara... muito bom ver um comentário desses... refletiu muito do que eu penso e não conseguia traduzir.
Parabens!

Wilson Maia disse...

Traduziu o pensamento dos brasileiros que realmente vivem a democracia e não apenas de quem balança bandeiras partidárias.