sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lá como aqui

Artigo aprovado, estarei ministrando uma palestra no VII Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância na Universidade do Mato Grosso no início de novembro. É o resultado parcial de uma pesquisa em que utilizamos a Teoria de Resposta ao Item para analisar a qualidade do teste de múltipla escolha DIRECT 1.1, desenvolvido originalmente na North Caroline State University.
Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a resposta a questões, como a Questão 2 reproduzida abaixo.

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Questão 02 – Como a energia consumida pelo resistor A é alterada quando o resistor B é adicionado ao circuito? A energia que chega ao resistor A por unidade de tempo:

  1. Quadruplica (4 vezes)
  2. Dobra
  3. Permanece a mesma
  4. Reduz-se pela metade
  5. Reduz-se em um quarto (1 / 4)
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A questão é simples, envolve associação de elementos num circuito, como a que fazemos todos os dias ao ligar dois computadores numa extensão, ou quando alteramos a temperatura do chuveiro elétrico.
Mas a questão guarda um segredo: a sua solução exige um raciocínio lógico-sequencial em duas etapas. O acréscimo de um resistor no circuito dobra a sua resistência e, portanto, diminui a corrente pela metade. Mas, a questão pergunta sobre o fluir da energia na unidade de tempo, ou seja, sobre a potência dissipada no circuito. Esta grandeza varia com o quadrado da corrente, portanto, ela se reduz a 1/4 do valor inicial.
Nós comparamos a aplicação deste teste no Brasil (pesquisa realizada em Lavras-MG), com dois resultados do mesmo teste conhecidos da literatura, aplicado na Etiópia [Tarekegn, 2009] e Estados Unidos  [Engelhardt 2004].

Note que a opção errada D é muito mais frequente que a opção correta E. Este fato pode ser compreendido, se notarmos que o primeiro passo no desenvolvimento da solução pode induzir o aluno com conhecimento parcial da matéria a fazer esta opção.
O que observamos é que, apesar das enormes diferenças culturais e educacionais que separam Brasil, Etiópia e Estados Unidos, a dificuldade em responder questões que exijam este raciocínio lógico-sequencial em mais de uma etapa, é a mesma.
Este é o desafio da educação em todo o mundo: criar no aluno a capacidade de leitura e interpretação dos problemas e a metodologia para o raciocínio lógico-sequencial na busca de soluções.

Feliz dia do Professor para todos!

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