quinta-feira, 9 de junho de 2011

Louca economia Hightech

Participação no mercado de Sistema Operacional para Smartphone segundo a comScore

A plataforma Android, da Google subiu a sua participação no mercado global de 1,8 para 17,2 porcento em apenas dois anos. Nos Estados Unidos, o Android ultrapassou o iPhone da Apple em fins do ano passado e assumiu agora a liderança do setor. O gráfico mostra que de uma participação de apenas 2,4% do mercado em abril de 2009, a gigante do mercado de Recuperação de Informação pulou para 36,4% nos EUA. Nenhuma novidade para a Microsoft e Palm: bem atrás dos líderes e com tendência de perda de mercado,suas participações ficam abaixo de 5% e 3%, respectivamente.

Parece mesmo que o mundo móvel vai sepultar a Microsoft: depois de ter nascido pelo erro de avaliação da IBM em relação ao valor de um Sistema Operacional como plataforma de aplicações na era do DOS, agora a Microsoft vê a IBM ressurgir: A IBM ultrapassa a Microsoft como a segunda empresa mais valiosa do mercado de tecnologia.

Uma explosão na fábrica da Foxconn na China sacode a cadeia produtiva da Apple, demissões em massa nas já tradicionais Nokia e Cisco, mostram que o sucesso de ontem não garante o futuro. A batalha no front de produção de hardware é insana. Enquanto isto, a Quadrilha, (Google, Apple, Amazon e Facebook) não para de crescer e aumentar a sua participação no mercado. A Amazon, em crise a 4 anos, se revigorou. A Apple se reinventa a cada dois anos. Neste grupo, é a única que produz hardware e não apenas serviços e software.

Inovação, Mobilidade e Rede Social são os motores destas mudanças.

Um comentário:

Rayans Carvalho disse...

Saudades Ulisses, é o Rayans lembra de mim?.. me passa seu email depois..

rayanscs@gmail.com

Flux Sftwares pra sempre!