sexta-feira, 5 de agosto de 2011

E se a crise não for passageira?



Comentando Leonardo Boff, outro dia escrevi aqui sobre o fim do Capitalismo.

Dämmerung:  o fim do Capitalismo

Hoje, encontrei este #tt da Yale Climate Project @

What if the debt crisis in Europe and the U.S., and the general economic unease is the product not of ignorance, ideology, or ineptitude? What if, instead, the crisis of credibility within so many of our social and political institutions is the product of a broader failure to acknowledge that the pursuit of growth at any cost has been a short-term success but has sown the seeds of a longer-term failure?

Inacreditável que esta seja a mesma pergunta que Leonardo Boff vem se fazendo.

 Olha seu twitter de hoje:

"Estimo que a atual crise refuta a idéia de que somos destinados a progredir infinitamente.Uma Terra finita não aguenta um projeto infinito."
E se a crise for sinal realmente de uma falência do modelo de "crescimento a todo custo"? E se com os atuais 7 bilhões de seres humanos já extrapolamos a capacidade de renovação sustentável do planeta?

Hoje, meses depois deste post, leio a entrevista de André Lara Resende (O Globo) em que ele afirma que a capacidade de continuar a crescer ... esbarra nos limites físicos do planeta."



Creio que, a longo prazo, não é o problema da energia renovável que teremos de enfrentar. Teremos de encarar o fato de que o Planeta é finito!

_________________________________
PS.:  Dämmerung é uma palavra alemã que sempre me deu medo, pela sua sonoridade fantasmagórica. "Däm" pronuncia-se "dêm". O restante é como em português. Significa Crepúsculo, mas dá um frio na barriga...

Nenhum comentário: