terça-feira, 29 de maio de 2012

Quem é Dilma afinal?

Charge lembra a sombra de Lula
A palavra terna, os olhos quase em lágrimas, Dilma quase me convenceu de sua ternura ao discursar no dia das mães anunciando o Brasil Carinhoso. Dilminha paz e amor, fabricada como obra do Marketing político.

Dilma, dedo em riste para o presidente da CNM

De dedo em riste para Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, dando banana aos prefeitos na terça-feira seguinte, eu vi outra Dilma. Aquela que nos acostumamos a ver. A Dilma autoritária, representante de um PT da intolerância.

Agora, Mercadante reflete Dilma:  "Não negocio com grevistas". Argumento tirado dos mais profundos porões da outra ditadura, por um partido que, chegando ao governo, esqueceu suas origens e deu as costas  para os trabalhadores.

Se os professores hoje estão em greve, é porque em quase dez anos de "governo dos trabalhadores", as representações sindicais passaram a fazer o jogo de pelego: com a chegada do PT ao poder, não se questionou a ampliação de vagas pelo arrocho salarial, pelo enorme aumento de encargos didáticos, pelo número exorbitante de alunos em sala de aula. Aliás, esta é a contradição maior: o documento do Reuni exige das universidades mais "eficiência", com salas de aula acima de 120 alunos/turma. O documento de avaliação de qualidade de cursos qualifica como nota 1, de 0 a 5, turmas acima de 80 alunos. 

 Temos sim, um plano de carreira de uma época em que se fazia um concurso para a Universidade com graduação apenas. Hoje praticamente não se entra na Universidade sem pós-doutorado! Assim, já se inicia na etapa final de um plano de carreira que não dá perspectiva  e motivação.


Greve em Lavras: alunos e professores unidos na defesa da Universidade




Nenhum comentário: