segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O sertão que aprende a ler...


Fonte:  http://www.portalideb.com.br/

Cláudio Moura Castro disse certa vez, de forma infeliz, que o "Construtivismo é uma hipótese teórica atraente e que pode ser útil em sala de aula. Mas nos seus desdobramentos espúrios vira uma cruzada religiosa claramente nefasta ao ensino"  Já realizei uma crítica ao eminente consultor educacional em outro post neste blog (veja aqui).

Me lembrei dele aqui em Fortaleza ao analizar o gráfico do Ideb de Sobral, sertão do Ceará. O salto impressionante que alçou Sobral a um patamar de Ideb (7,33) muito superior ao índice nacional (ideb 4,7) ou aos índices encontrados na região sudeste, tem boa parte de sua explicação no PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa.

Iniciativa pioneira originada nos trabalhos do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar, criado em 2004, o PAIC é fundamentalmente baseado nos teóricos do construtivismo e da psicologia genética que afirmam existir uma "idade certa". Para arrepio de Moura Castro, se olharmos o fluxo escolar, veremos que Sobral tem índice de fluxo 1,00 - 100 % dos alunos aprovados. A iniciativa de não reprovação é parte do esforço que se alinha ao esforço que acontece no mundo inteiro de não deixar nenhuma criança para trás: No Child left behind nos EUA, Every Child Matters Agenda na Inglaterra, são iniciativas para promover equidade educacional e direcionar recursos adicionais para a educação de grupos vulneráveis. O mesmo fenômeno, com muito menor intensidade, se verifica na maioria das cidade mineiras por causa do pioneirismo do programa Ensino Fundamental de  9 Anos, com alfabetização a partir dos 6 anos de idade do governo de Minas. Foi o que se observou em minha cidade natal, Caratinga, no leste de Minas.

Fonte:  http://www.portalideb.com.br/


O fenômeno do Sertão que aprende a ler se espalha pelo nordeste, fazendo com que escolas de Pernambuco estejam entre os melhores índice Ideb do país. Este fato não é reproduzido nem pelas Capitais dos estados, nem por importantes cidades do sudeste. Campinas, cidade sede da melhor Universidade do País, tem uma foto horrorosa no Ideb.

Fonte:  http://www.portalideb.com.br/


Existem mudanças em andamento na educação brasileira. Estamos felizes com o Sertão do Ceará que aprende a ler... mas não podemos permitir que Campinas, da Unicamp, se torne uma cidade de analfabetos!


Um comentário:

Tel disse...

Não confio muito nestes índices, pois, infelizmente, já presenciei muito do "jeitinho brasileiro" em avaliações externas com o intuito de "mostrar números". Neste caso sou como São Tomé. Caso seja realmente verdadeiro, parabéns ao Sertão!!!