domingo, 23 de dezembro de 2012

Carta aberta a um amigo ateu...

A Nasa detectou uma superbolha brilhante na galáxia-anã Grande Nuvem de Magalhães, vizinha da Via Láctea. Ela está a 160 mil anos-luz da Terra. O brilho intenso acontece porque as estrelas jovens e massivas do aglomerado produzem uma intensa radiação e expulsam matéria em alta velocidade.


Querido amigo,

então é Natal... Como todos os anos, as festas, o fim de ano, as reflexões...
Talvez você tenha razão... Deus pode ser apenas uma ilusão.
Por que seria diferente? Da psicanálise aprendemos que a religião é
aquele suporte emocional, uma muleta para os mais fracos. Desde Auguste Comte, temos esta certeza: o pensamento teológico é o estágio mais infantil do nascimento do pensamento positivo!

Verdade que nestes dias de festa a gente sempre sente um buraco no estômago, como se a vida fosse muito mais do que esta realidade que nos pesa os ombros no cotidiano. Mesmo quando dizemos que tudo se resume à matéria, olhamos o sorrir de uma criança e pensamos que talvez a vida seja mais maravilhosa do que seria de se esperar.

É certo que a dúvida se instaurou de vez quando a gente descobriu que, quase como se fosse um milagre, as constantes físicas estão ajustadas para que o carbono tenha esta incrível mania de criar cadeias longas, que formam aminoácidos, proteínas e DNA's. Claro que tudo é matéria, mas... as vezes a gente até fica na dúvida!

Quando a gente olha os 13,7 bilhões de anos deste Universo, constata que tudo conspirou para que estivéssemos aqui, diante desta nossa incrível aventura, diante deste enorme enígma:  a vida acontece!

Mais incrível ainda: o mundo é compreensível. O espírito humano, tão medíocre em tantos momentos, é capaz de imaginar a criação do Universo, o nascimento das estrelas, o Bóson de Higgs, a distância das Galáxias, o espaço de Planck.

Caro amigo, diante de tudo, como não reconhecer este "milagre"- olha esta palavra teológica pela segunda vez neste texto - da vida.

Querido amigo, Feliz Natal!

3 comentários:

vdeluca disse...

carissimo,

gostaria de deixar um link para vsa apreciação.

E.T: nao sou ateu, mas admirei com vigor o debate destes intelectuais e autores.

Anônimo disse...

Como sempre, bom demais ler vc... Um abração e q o milagre verdadeiro do Natal abençoe vc e suas queridas princesas! Fiquem na paz!

Ulisses Leitão disse...

Vce, esqueceu o link!!!
Pat, Feliz Natal para vc tb!