terça-feira, 25 de junho de 2013

Médicos ou ativistas?



Uma forte gripe, seguida de infecção me levou ao Hospital esta semana. Fui atendido por um médico jovem, competente, em um ambiente de excelente infraestrutura. Após, a consulta, na saída, a semana de protestos de rua e a proposta da Dilma veio à tona no bate-papo final.

O que você acha das manifestações?

"Bom, estão exigindo melhores serviços públicos. Estou de acordo".- ele disse. "Mas veja a solução da Dilma sobre os médicos. Os recém-formados, como eu, não vão para cidades pequenas. Não há infraestrutura adequada para o trabalho. Os salários prometidos são altos, mas você só recebe no primeiro mês. No segundo atrasa, no terceiro você não recebe, no quarto já está sendo dispensado. Políticos muitas vezes utilizam do médico para sua estratégia de eleição."


O governo PT é extremamente prolífero em buscar soluções inverossímeis para os problemas que não conseguem administrar. Na questão da saúde agora propõe a "importação" de médicos estrangeiros. As entidades representativas dos médicos reagiram, inicialmente com argumentos corporativistas, mas rapidamente encontraram as verdadeiras razões que demonstram a fragilidade da proposta do governo.

1) A ausência de investimento em infraestrutura hospitalar. Médico com estetoscópio não vai resolver a carência da área de saúde nas regiões afastadas se não se construir e equipar adequadamente hospitais regionais.

2) A ausência de uma política de pessoal, com concursos e uma carreira que dê perspectiva ao médico

Mas o que me pergunto é se a proposta da Dilma está no bojo de uma grande recrutamento de ativistas sociais, dentro da atual política de perpetuação no poder que está em desenvolvimento pela banda podre do PT. Aquela que defende a PEC 33, para evitar a Marina; a PEC 37, para evitar o Gurgel e o Joaquim Barbosa/ aquela que envia espiões da ABIN para espionar o Eduardo Campos, que, da Secretaria da Presidência da República, contrata caminhões de pneus para serem incendiados e desencadear uma "manifestação popular".

Nenhum comentário: